7.10.12

Anos Incríveis


Sabe "With a Little Help from My Friends"? É uma música dos Beatles [que eu prefiro na versão do Joe Cocker*]...tava lembrando dela enquanto analisava os dados do meu último treino. Decidimos na noite anterior, sem muito planejamento, que seria interessante fazer uma trilha no domingo antes de participar da festa da hipocrisia democracia. Acordamos cedo e saímos apenas com a certeza de que não correríamos no asfalto e faríamos entre 10 e 12km. Seguimos em direção a BR-343, em busca de trilhas com terrenos variados e altimetria interessante - por interessante leia-se muitas subidas! Quanto mais sofrimento, melhor - é o lema.  

Paramos o carro próximo a um condomínio de casas a 17km de Teresina - porque agora é moda morar fora da cidade, longe da poluição e das mazelas, uma coisa bem idílica e fantasiosa - como se a culpa dos problemas urbanos fosse apenas "dos outros". Aí eu penso nos subúrbios americanos decadentes e me pergunto quão atrasada ainda pode ser essa sociedade em que vivemos. Enquanto o mundo inteiro tenta se livrar desse modelo de urbanismo altamente dependente dos automóveis, os moradores da fazendinha asfaltada fazem o caminho inverso - só porque alguém disse que é chic. Mas enfim, voltemos para a trilha.

A trilha era do jeito que a gente queria: piso variado - areia fofa, cascalho, terra batida - e subidas e descidas - variação de 128m a 172m.  Na primeira ladeira eu pensei - "Isso aqui não é pra mim não". Achava que não ia dar conta das próximas porque meu coração tava quase saindo pela boca. Mas a segunda já foi menos sofrível e assim fomos nos acostumando com o sobe e desce. O calor insuportável como sempre de vez em quando era aliviado por uma brisa que eu não sei de onde vinha. A Camelbak garantindo água gelada até o final do treino foi providencial. Mas o mais importante mesmo foi ter alguém correndo comigo. Quando terminamos o treino, confessamos um ao outro que em vários momentos pensamos em desistir. Mas não o fizemos e talvez por isso eu lembrasse da música dos Beatles... 

Oh, I get by with a little help from my friends,
Mm, I get high with a little help from my friends,
Mm, Gonna try with a little help from my friends.

* A versão do Joe Cocker [quem aí também amava Anos Incríveis?]