7.11.12

Uma boa prova

Nesse ano fiz duas meias: a do Rio em agosto e a Golden Four domingo passado. Mesma distância, provas completamente diferentes. No Rio existe aquela paisagem, os corredores fantasiados, o clima de festa e a torcida te incentivando. Tem um percurso difícil e uma largada tarde que não ajuda. Em Brasília não há espaço para distrações; a largada é cedo, não tem público para torcer, o percurso favorece a velocidade e as pessoas parecem muito concentradas. Uma é diversão, a outra é técnica.  Difícil dizer qual é a melhor.

Passada a agonia pré-largada, eu pude respirar aliviada e fui pra faixa dos que estimavam terminar a prova em 2h e 15min. Eu achava que ia ter marcadores de pace, mas só vi para quem ia fazer em menor tempo, como abaixo de 2h. Fiz uns aquecimentos, bebi mais água e rezei para não ter dor de barriga durante a prova. O começo da prova já é uma mega descida e quando olhei meu relógio eu estava correndo a 5'40", um pace bem abaixo do que eu treinei. Eu sabia que se não segurasse meu ritmo sofreria quando as descidas acabassem. Puxei assunto com uma corredora ao lado e só controlei pra não desacelerar demais.  Quando passei pelo km 10, o relógio marcava 1h e 1 minuto. Fiquei aliviada pelo bom tempo até ali, pois os próximos quilômetros seriam mais difíceis. Até o km 15 era uma subidinha enjoada e eu sabia que minha velocidade ia diminuir; então desencanei do relógio e fui apenas tentando alcançar as pessoas que estavam na minha frente. Foi uma boa estratégia, pois assim não fiquei entediada. Ah, e reparei que os flamboyants de Brasília são os mais bonitos que eu já vi.

Os últimos quilômetros tinham algumas descidas e eu pude recuperar um pouco o meu ritmo. O cansaço só bateu no km 19 - senti as pernas pesadas, tentava manter o pace estimado, mas elas não obedeciam. No quilômetro final, buscando qualquer estímulo, mudei a função do relógio de pace para tempo percorrido e vi que tinha corrido 2h08'. Pensei: "Correr pra fechar em 2h10'!" e o ânimo voltou. As estratégias dos treinos na esteira funcionando! hehehe Cruzei a linha da chegada em 2h11' - 3 minutos abaixo do tempo que eu havia previsto e o meu melhor tempo nessa distância. Fiquei contente porque meu treino funcionou - eu era muito insegura por não estar mais correndo na rua. Usei o cinto de hidratação e ele não me incomodou em nada, foi uma boa escolha. As jujubas super cumpriram o papel de dar energia e são mais gostosas do que o gel. São Pedro caprichou no dia: nem chuva, nem sol. Enquanto corria, pensava e agradecia pelos amigos que me ajudam e estimulam. Fábio e Aline, vocês correram comigo. Como arquiteta, curti ser apenas um pontinho correndo na escala monumental de Brasília. Enfim, não mudaria nada na minha corrida.

17 comentários:

  1. Aline,
    Parabéns querida! Arrasou!
    beijão

    ResponderExcluir
  2. Que beleza de prova, hein! quero fazer uma meia descente não a prova louca que fiz esse ano, no K 16 já não tinha mais pernas. Parabéns pelo resultado. E o pós prova como está sendo? eu fiquei 20 dias com dores...rs.

    Abraços,

    Victor Caetano

    corridaurbana.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada!! Passei essa semana sem correr nem pra atravessar a rua, Victor. kkkkk Descanso total!!!!! Segunda que vem tô de volta pros treinos :)

      Um abraço!!

      Excluir
  3. Olá Aline,

    Parabéns por sua excelente participação na Golden4Asics. Achei seu blog ao pesquisar sobre a repercussão da prova e gostei muito, vou passar a acompanhar. Também participei da corrida (foi uma meia participação na verdade). Foi uma das melhoras provas que já participei. Ano que vem com certeza vou de novo.

    Também tenho um blog o Confissões de um Confessor onde falo sobre as provas que participo e conto um pouco da minha luta contra a balança.


    Abraços,

    Danilo Confessor
    Blog Confissões de um Confessor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danilo!! Obrigada pela visita :)

      Um abraço!

      Excluir
  4. Parabéns Aline !!!

    A Meia é um objetivo para 2013, domingo corrida 10K na Athenas aqui em São Paulo, mas deu muita vontade de passar direto e ir com a galera para os 21K, mas saberia que iria quebrar nos 15K +/-, então quero começar 2013 me preparando para um 1/2 em 2013.

    Forte Abraço

    Léo

    wwww.pisandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leo, com o tempo que tu tá fazendo nos 10k eu tenho certeza que tu vai arrasar nos 21km ano que vem!!! Treina direitinho pra não se machucar :)

      Um abração!!!

      Excluir
    2. Valeu Aline !!!!!

      Dá uma passada no pisandoporai, fiz um post sobre a quantidade de corridas por fds X valor abusivo.

      Abração

      Excluir
  5. Anônimo8.11.12

    Li...q lindo o teu relato! Consegui imaginar as árvores floridas, as retas, a arquitetura de Brasília tão bem pensada...
    E o teu tempo? Maravilhoso!!! Vc fez uma prova consciente e segura. Super orgulhosa de vc!!!
    Agora a pergunta q não quer calar: sou eu essa Aline?? Meus olhos ficaram mareados qdo li...<3
    PARABÉNS!!!!!
    Bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liii.... claro que é tu!! A gente tem uma visão muito parecida da corrida e a sensação que eu tenho é que mesmo de longe conseguimos nos ajudar mutuamente. Obrigada mesmo por torcer e por me incentivar sempre!! Um bjoooooo

      Excluir
  6. Que bacana, Aline! Mais uma vez, parabéns pelo seu desempenho! Espero chegar lá! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigada, Fran!!! Te conhecer no final da prova foi a cereja do bolo :) Bjo!!!

      Excluir
  7. Anônimo9.11.12

    Mas tá poderosa essa menina! Muito bom tempo, logo logo sub/2 horas com certeza. A mais bela corredora de Brasília! Não pode ser insegura, treinou e pronto, assim que funciona!
    Beijo...saudade de vc;

    Felipe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe, tu sempre um fofo, né? Saudade de ti também. Quando a gente vai correr juntos?! Bjos!!!!

      Excluir
    2. Aline, ainda pretendemos participar de uma prova em Brasília, e pelo seu relato a GoldenFour me parece ser uma boa opção.
      Parabéns pela prova, e especial por ter melhorado o tempo treinando na esteira.
      Eu também tenho essa dúvida, semana passada fiz todos os meus treinos na esteira e estou com receio de ter perdido um poco de ritmo. vou testar meu ritmo na rua neste feriadão, se fizer sol aqui no RJ.

      Beijos e bons treinos!!!!!
      Drica
      http://correndonaviagem.blogspot.com

      Excluir
    3. Drica, eu super recomendo a Golden Four de Brasília, o único porém é o valor da inscrição que custa 100 reais. Sinceramente acho que poderia ser mais barato, né? Mas a prova em si é muito boa.

      Como aqui está muito quente, a maioria dos meus treinos tem que ser na esteira, mas tento fazer um treino longo na rua pelo menos de 15 em 15 dias. Tem dado certo :)

      Bjos!!

      Excluir